Image Map

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O QUE UM BOM ÁLBUM DE SCRAPBOOK DEVE TER

Que me desculpem mas, .... e opinião cada um deve ter a sua...!!! A diferença é que a última pode ser compartilhada, divergida ou aceita...
Lembrando sempre que não sou objeto quadrado que não possa mudar de opinião!

Durante estes últimos anos em que fui solicitada a opinar a respeito da elaboração de álbuns decorados com a técnica de scrapbook e, não posso negar, segundo uma visão de um administrador, que é o meu caso confesso, levando em consideração os OBJETIVOS, CUSTOS e SATISFAÇÃO do DESTINATÀRIO ( cliente), relevando aqui a visão de umbigo, onde fazemos para os outros o que queremos para nós mesmos...tenho orientado o seguinte:
Podemos até mesmo empregar as fatídicas 5 perguntas (5P ou 4W e 1 H) da administração joponesa, como já li em algum site ou blog:
1 - who
2 - when
3 - what
4 - whom
5 -  How
Ou até mesmo outras que queira adotar...São 24 letras no alfabeto principal!
Mas basicamente é isso: Saber o que pretendemos fazer, para QUEM, quando ou quanto tempo será necessário para isso, qual o recurso de que dispomos levando em consideração os custos estimados e os materiais e ferramentas de que dispomos e, finalmente, como vamos fazer. Simples assim...
O álbum decorado com a técnica do scrapbooking tem, na grande maioria das vezes, um alto custo, principalmente para as pessoas que ainda não possuem conhecimento de muitas técnicas , motivo pelo qual sempre indico cautela na compra das FERRAMENTAS e de ítens consumíveis, em detrimento dos reaproveitados : ADESIVO x CARIMBO, por exemplo.
Depois, temos que saber qual é o objetivo do álbum em questão. Lembrando sempre que o principal deles é resgatar LEMBRANÇAS e destacar EMOÇÕES...Estes 2 fatores é que vão contextualizar a elaboração do álbum decorado.
Isso é que determina a pesquisa das fotos e textos a empregar.
Uma sequencia cronológica não é necessariamente o melhor ponto de referência, nem as melhores fotos. Estas são para BOOK, outro assunto bem diverso!! Podemos comparar um acontecimento atual com outro do passado mum mesmo momento sem nenhum problema...
O álbum decorado com a técnica de scrapbooking tende mais para um enredo, uma história...

Uma sequência de páginas bem feitas, elaboradas dentro das mais modernas técnicas não levam necessáriamente ao resultado esperado.

Por isso é que qualquer pessoa, por mais inexperiente que seja, está apto a fazer um álbum decorado... a técnica para scrapbooking virá com o tempo. Entretanto, um bom enredo, qualquer pessoa que conheça aqueles momentos ali retratados, por aquelas determinadas fotos, tem tanta qualificação quanto um artesão renomado! Por isso, não há necessidade de temer críticas ou comparações! As melhorias virão com o tempo, com a habilidade artística, com o aprendizado de técnicas específicas. Mas a sensibilidade, o carinho com que fazemos, isso é IMPRESCINDÍVEL!
E é bom lembrar que nada que fazemos é prazeroso se o fazemos pressionados por prazos, objetivos dispersos e presos a paradigmas.
Sempre recomendo a quem está começando que repense seus PRÉ-CONCEITOS. Sem isso, não compreenderemos toda a liberdade que podemos alcançar!
Então vamos lá...

5 comentários:

Mariza Sales disse...

Zizi, vc é o máximo mesmo. Que bom ver esse artigo que escreveu. Dá um incentivo a nós, iniciantes e uma vontade enorme de melhorar e aprender mais. Obrigada amiga. Alias, ja aprendi algumas coisas com vc, sempre dando dicas e sugestões como aquela que me deu na Bereiana, sobre as tintas. Valeu mesmo e obrigada. Bjos
Mariza

Mariza Sales disse...

ZIZI QUERIDA, NAO CANSO DE VIR AQUI VER SUAS COISAS. LINDAS DEMAIS. PARABENS AMIGA. HOJE VIM AQUI PARA TE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO SOTEIO EM MEU BLOG. ABRAÇOS, MARIZA

hal disse...

OI MOÇA, TUDO BEM? CURTA SUAS FÉRIAS PARA CURTIRMOS 2011!
VC AINDA TEM AQUELAS TESOURAS? SE TIVER TENHO DUAS PESSOAS Q PRECISAM.BOM DESCANSO, FELIZ NATAL!

Jaque Carvalho disse...

zizi...o prazer foi todo meu.......nossa , vc e muito simples da pra ver q tem cum coraçãozãoooo...rsrsrs!!! amei vc tbm....qndo for a Natal vamos scraparrrr....rsrs....bjooas...Feliz natal e um prospero ano novo...bjokas

Cia das Artes disse...

Oi amiga, passei pra te desejar um Natal muito feliz, dizer que você é uma pessoa muito especial, simples e amável. Deus te abençõe grandemente.
Que 2011 seja prospero e cheio de realizações.
Beijos.

Postar um comentário

Muito bom receber sua visita a este blog e obrigada por seus comentários..!
Zizi Seabra

Related Posts with Thumbnails